O que são "Patologias" na construção civíl?

Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral, como estado anormal de causa conhecida ou desconhecida, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como Patologia das Edificações e estuda as manifestações patológicas que podem vir a ocorrer em uma construção. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática. - Cristiana Furlan Caporrino, Patologia das Anomalias em Alvenarias e Revestimentos Argamassados

Patologia é um termo muito conhecido na área da medicina, mas também se aplica na engenharia. A Patologia das Edificações, ou Patologia das Construções é o estudo das falhas ou defeitos que prejudicam uma edificação, comprometendo seu uso.

A preocupação com a qualidade de uma construção vem de longa data. O Código de Hamurabi, criado por volta de 1700 a.C. já previa graves penas para construtores, caso seus projetos fossem mal feitos.

Causas das Patologias

Estudos indicam que cerca de 85% das patologias são causadas por mão de obra desqualificada, falta de detalhes nos projetos e preocupação excessiva com economia durante a construção do imóvel. No Brasil especificamente, mais da metade dos problemas ocorrem por falhas na execução da obra.

Ainda no Brasil, as patologias mais comuns são relacionadas a umidade, seguida por fissuras e rachaduras de diversas gravidades.

Análise de Problemas Patológicos

A identificação de patologias segue algumas etapas, usando mais termnos conhecidos da medicina:

  1. Análise Preliminar: O primeiro passo é uma inspeção visual. Um profissional experiente e bem treinado já é capaz de identificar grande parte dos problemas;
  2. Análise Detalhada: Caso a primeira inspeção não seja suficiente para identificar todos os problemas, deve ser feito um estudo mais detalhado;
  3. Diagnóstico: Determinação das causas, origens e consequências da patologia;
  4. Prognóstico: Avaliação da evolução do problema, apresenta os riscos e consequência caso a patologia não seja tratada;
  5. Terapia: Aplicação das medidas corretivas para solucionar o problema patológico;

A Importância desta Ciência

O conhecimento das patologias das construções é essêncial para qualquer pessoa que trabalhar com construções, desde o operário até o engenheiro e arquiteto.

Conhecer os problemas mais comuns e suas causas permite que eles sejam identificados muito cedo ou evitados completamente. Como qualquer problema, quanto mais cedo for identificada a patologia, mais eficiente e barata será a intervenção.